sexta-feira, 22 de agosto de 2008

HISTÓRIA DO TEOREMA DE PITÁGORAS

Há muitos e muitos anos atrás, num lugar bem longe daqui, nasceu um menino. Esse menino era muito inteligente. Quando adolescente até de Jogos Olímpicos participava.
Como era muito inteligente e curioso, não se contentava com os conhecimentos que adquiria. Sempre queria mais. Quando adulto, começou a viajar por vários países para aprender novas culturas e estudar em lugares diferentes. Foi tomando conhecimento por diferentes estilos religiosos ou espirituais, se aprofundando no esoterismo.
Depois de muito viajar resolveu voltar à sua Terra Natal e fundar ali uma escola onde pudesse transmitir todos os conhecimentos que adquiriu, mas um tirano que dominava aquele lugar não permitiu que ele o fizesse. Resolveu sair de lá e foi para uma cidade maior onde consegui fundar uma Sociedade de Estudiosos.
Nessa escola os alunos eram obrigados a passar um período de cinco anos de contemplação, guardando perfeito silêncio; os membros tinham tudo em comum e não comiam alimentos de origem animal; tinham uma fé ardente e absoluta no seu mestre e fundador da Escola. O ensino era em grande parte secreto, sendo atribuídos a cada classe e grau de instrução certos estudos e ensinamentos; somente o mérito e a capacidade permitiam a passagem para uma classe superior e para o conhecimento de mistérios mais ocultos. Ninguém podia escrever as doutrinas ou princípios secretos. E seus alunos eram muito fiéis. Os alunos eram instruídos sobre a ciência dos números (onde estudavam aritmética e harmonia musical) e sobre a teoria da grandeza (onde estudavam sobre geometria e astronomia). As mais notáveis peculiaridades das suas doutrinas estavam relacionadas com as concepções matemáticas, as idéias numéricas e simbolizações sobre as quais se apoiava a sua filosofia. Os geômetras gregos possuíam um alto grau de perfeição, técnica e lógica, no estudo das proporções entre grandezas, em particular o confronto entre figuras semelhantes.
Por Suziane Bopp Antonello (Suzi) - Professora do Departamento de Matemática da UNISC.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, sem dúvida o teorema de Pitagoras merece ser trabalhado de forma prática, pois é um grande isntrumento en nosso dia a dia!!
Valeu
Fabiano e Michele

Anônimo disse...

Olá meninas!!! adorei as histórias contadas no blog de vcs!!! muitas realmente são novidades pra mim....
Bjosss

Francisco Canuto disse...

Muito bom,é de grande importância que passemosnãosóos cálculos matemáticos envolvendo o teorema de Pitágoras , mas também as informaçãoes teóricas .
PARABÉNS !!!!

Francisco Canuto

Breu Branco ,12 de Abril de 2013.